terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Mais exercícios apenas com perguntas...

1.
↓ Alta Idade Média ↓ Baixa Idade Media ↓
...
Séc. V Séc. X Séc. XV
Fragmentação do Império Romano Ocidental.
Formação dos diferentes
Reinos Germânicos.




2ª Revolução Agrícola:
· mudanças técnicas.
· aumento da produção.
O Império Romano Oriental
é invadido e conquistado
pelos turcos otomanos.






2.

a) “Os hunos são rudes no seu modo de vida...” e “... as mulheres lhes tecem as horríveis vestimentas...”

b) Não, qualquer fonte histórica deve ser questionada. Ainda mais quando se sabe que os romanos sentiam-se superiores aos outros povos e, geralmente, destacavam as diferenças de forma negativa.



c)
· Nestes novos reinos, o comitatus é um fator de instabilidade interna
porque havia disputas pelo poder entre os diferentes chefes-guerreiros e isto enfraquecia o reino.

Alunos:
“Como eram vários pequenos “exércitos”, os chefes podiam discordar, brigar e, assim, perder a batalha e o reino.”

“A hierarquia não era bem definida, o rei era frágil, o soldado-camponês recebia uma remuneração desigual.”
“Os chefes brigavavam entre si causando mortes e guerras internas. O rei era frágil pois também dependia dos outros chefes.”

d) Significa que estes reinos tiveram curta duração: perderam o domínio de seu território porque foram derrotados e invadidos por outros povos.





3.
b)
· As vitórias aumentavam sua riqueza através dos saques aos vencidos, do butim: “... de ouro e de prata e de preciosas armaduras.”
· Promoveu a expansão do cristianismo aumentando seu prestígio junto a Igreja: “não há mais nenhum pagão, todos morreram ou se tornaram cristãos.”

4.
a)

A construção do castelo é mais resistente porque sua estrutura é sólida e o principal material é a pedra [que não se decompõe como a madeira e palha usadas na casa do camponês medieval].


b) Não, ...


“Não, as duas construções mostram um pouco da história, elas não se preocupam com o valor e sim com as informações que o lugar ou objeto pode conter e lhes informar.”

“Não, o historiador não pode medir importância. Ambas fazem parte da história de um povo sendo, portanto, muito importantes.”

“Não, pois ao mesmo tempo que o castelo era o centro político e militar, a casa do camponês mostra como era o modo de vida da maioria da população naquele tempo.”

c)
“As pessoas não tinham muita privacidade, provavelmente porque não era necessário.”

“Podemos deduzir que, antigamente, havia menos privacidade. Que as pessoas ou tinham mais vínculos pessoais ou tinham menos direito de privacidade.”

“Esse dado pode nos revelar que as pessoas não tinham espaços pessoais, com privacidade. A vida deles era mais exposta aos outros, devido ao espaço que eles conviviam.”

“As pessoas da sociedade medieval tinham pouca privacidade e a maioria das oisas tinham que ser feitas publicamente, pois não havia espaço para a individualidade da pessoa.”

“Isso nos revela que a privacidade era pouquíssima na Idade Média, por não terem necessidade de privacidade.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário