terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Questões apenas com respostas, mais parece um resumo...

1.

a) Após a expansão territorial do Império Romano, os fatores que contribuíram para a desestruturação de sua economia foram:
· Os escravos eram trazidos em grande número e realizavam todos os trabalhos necessários, portanto, não havia interesse nem necessidade de desenvolver novas tecnologias.
· O aumento das importações [ver mapa] fez com que a agricultura fosse abandonada e os agricultores independentes e pequenos proprietários foram desaparecendo [aumento do desemprego e do inchaço urbano].
· O aumento das importações fez com os gastos do governo também aumentassem.
· Grandes despesas com a manutenção do exército e de funcionários para controlar e administrar o vasto território.
· Aumento dos problemas administrativos: grande número de funcionários, corrupção, sonegação de impostos etc.

b) No século V, o fator externo que contribuiu significativamente para a falta de abastecimento foram as invasões e os saques realizados pelos diferentes povos germânicos, que tornaram as estradas inseguras ou que devastaram algumas regiões do Império Romano.

2.

a) Os colonos foram proibidos de abandonar as villas romanas porque não havia trabalhadores suficientes ou disponíveis para garantir a produção no Império. Com o fim das conquistas territoriais [século II], houve a diminuição do número de escravos e o aumento de seu preço [crise do escravismo], assim, os colonos tornaram-se a única mão-de-obra disponível. O escravismo foi substituído pelo colonato.

b) Não. Os escravos eram prisioneiros de guerra [pertencentes aos povos que se rebelavam contra o domínio romano], eram considerados inimigos e tratados como mercadoria [comprados / vendidos]. Os colonos eram romanos livres que, devido à crise geral, haviam empobrecido [desempregados, ex-pequenos proprietários, ex-escravos] e se submeteram à condição de colonos para sobreviver. Os colonos ficaram presos à terra, porém, não podiam ser comprados nem vendidos pelos proprietários das villas.

c) Os proprietários da villas temiam:
► a crescente insegurança / violência interna:
· como o governo tornara-se incapaz de proteger as pessoas e manter a ordem, havia bandos armados que atacavam as villas para roubar.
· os cobradores de impostos: os proprietários recusavam-se a pagar os altos impostos [sonegação] e temiam que funcionários do governo tomassem seus bens.
· as revoltas ou fugas de colonos insatisfeitos com as condições a que estavam submetidos.
► violência externa: invasões e saques dos diferentes povos germânicos.

3. Os dois fatores são:
· Político: disputas pelo poder entre os generais, os conflitos provocaram a divisão e a desorganização do exército [a hierarquia não era mais obedecida] .
· Econômico: devido a crise o governo não garantia nem as provisões necessárias para manutenção do exército nem o soldo [pagamento dos soldados].

6.

a) O que poderia converter os simplórios, escravos, mulheres e crianças, remendões, a gente mais comum etc, era porque o cristianismo pregava a igualdade entre todas as pessoas, pois, todos eram “filhos do mesmo Deus – Pai”.

b)
Antiga Religião Romana
Cristianismo

· Politeísta.


· Monoteísta.

· Pouca valorização da vida.


· Valorização da vida [presente de Deus].


7. Conforme a Divisão tradicional da História, os cinco espaços são:


Idade Antiga ↓ Idade Média ↓
...

476 1453


Fim do Império Romano do Ocidente.



Invasão do Império
Romano do Oriente
pelos turcos otomanos.



8.
a) Crítica:
· ao fim do Império Romano do Ocidente porque, de fato, isto não ocorreu completamente.
· privilegia o aspecto político da História [Fim do Império Romano Ocidental] e não outros aspectos como a cultura [Ex: o latim, o Direito, o calendário etc.].

Nenhum comentário:

Postar um comentário